Cotoveladas

quarta-feira, outubro 12, 2005

Venham mais cinco

"Alguém falou da tristeza e do vazio do olhar dos animais. Vi a tristeza, em certos momento, no olhar do cão. A tristeza de quem quer chegar à palavra e não consegue. Mas não vi o vazio. O vazio está talvez nos nossos olhos. Quando por vezes nos perdemos dentro de nós mesmos. Ou quando buscamos um sentido e não achamos. O cão sabia o sentido, o seu sentido. E nunca o perdia."

Manuel Alegre, in Cão como nós

Tudo começou num dia de Agosto… A cadelinha apareceu lá à porta e dei-lhe de comer; senti pena (principalmente, porque se percebia que devia ter tido cachorros há pouco tempo) … Depois, passou a vir regularmente: primeiro uma vez por dia, depois duas e havia alturas em que até vinha três.

As minhas férias chegaram ao fim e passei a vê-la apenas aos fins-de-semana, contudo a errante cadelinha continuava assídua e pontual. Não sei como passa os dias, mas percebe-se que, durante aqueles momentos que está ali à porta, é feliz e o seu olhar não é vazio nem triste.
Passado algum tempo, apareceu com dois cachorros, muito mais reservados que a mãe, mas que já se atrevem a chegar às bolinhas de ração que coloco junto do portão… Primeiro espreitam e, se estou por ali, não avançam (escondem-se atrás do muro e sentam-se); quando vou para dentro, aventuram-se… são uma delícia! Mesmo sendo rafeiros, todos os cachorros são uma delícia. Agora vêm, também, regularmente. Não falham um fim-de-semana. Vêm sempre os três: ela muito afoita e com aquele ar de protecção; eles a tropeçar e um pouco desengonçados, como é apanágio dos cachorrinhos. Às vezes, detêm-se num monte de areia e as tropelias e brincadeiras são tantas que o monte deixa de ser monte e os três focinhos deixam de ser pretos. Claro que tive de reforçar a dose de ração.
No domingo passado, pela manhã, qual não é o meu espanto quando vejo, em fila indiana, não um, não três, mas sim cinco cães! É que a família canídea lembrou-se de convidar mais dois amigos para o pequeno almoço…

9 Comments:

  • Os animais têm cá um faro! É fantástico como comunicam. E, como se costuma dizer: - Dá-se uma mão e querem o pé.
    Cá em casa, o meu marido, também gosta de animais e de todos os bichinhos. Então, lembra-se e inventa tudo para os ter em seu redor. Começou-se por pôr uns miolinhos de pão em cima dos parapeitos das varandas para os pássaros que esvoaçam e agora já são pratos de milho partido e água. É já ver e ouvir a chilreada de dezenas de pássaros que povoam a nossa casa. Chegou agora a vez dos caracóis, que passeiam livremente no quintal, regalando-se com folhas de couves e alfaces.
    O que mais poderá vir aí, digo eu?!
    Bjs

    By Anonymous Anónimo, at 10:21 da manhã  

  • Querida Cotovia,
    belos sentimentos e acções para com os nossos melhores amigos. União Zoófila ou Liga Protectora dos Animais? Que terá a isto a ver com "Bar Velho"/"Bar Novo"?
    Será que alguém me pode explicar?

    By Anonymous Anónimo, at 12:46 da tarde  

  • Acho que estás a fazer o que sentes por esses verdadeiros amigos! Claro que eles são um bocadinho interesseiros, mas tb quem não seria no lugar deles?
    Que bom é sentir que lhes fazemos bem e lhes alegramos um pouco os seus dias tão incertos, não é?

    By Blogger Snail, at 1:38 da tarde  

  • Acho lindo e sempre que posso faço também, embora na minha nova zona os canitos errantes ainda não se tenham feito notar(só aqueles acompanhados pelos respectivos donos). Mas conheço um Rafa e um Billy que, quando me vêem na esplanada de um pequeno restaurante até aceitam pedaços de peixe frito. Foram "adoptados" pelos moradores da zona dos meus pais em Santo António da Caparica e são amorosos. Beijinhos e continua a sentir-te bem com convidados desses.

    By Blogger Carla Motah, at 3:28 da tarde  

  • Que história deliciosa cotovia! Ainda bem que podes fazer algo por esses pequenos e doces seres inocentes. bjs a ti e à tua generosidade

    By Blogger t-shelf, at 5:27 da tarde  

  • Fico muito feliz por saber que essa família canídea e sua companhia... têm uma amiga para os ajudar... e para se divertir... espero é que se no próximo fim de semana eles aparecerem com mais amigos tu continues a deixar o teu coração falar mais alto...

    By Anonymous Anónimo, at 9:47 da tarde  

  • Banana, há umas casinhas tão giras para pássaros...
    Snail, Carla e T, na verdade, o único agradecimento que espero da parte da cadelinha é mesmo o abanar da cauda; já agora, podiam ajudar-me a explicar a Neutro aquilo dos bares... ("Neutro" sempre foi o género mais difícil de todos! De qualquer forma, os ditos bares nada têm a ver com canitos; era mais "baldas" e "cartas".
    Anonymous, venham mais cinco!

    By Blogger Cotovia, at 12:23 da manhã  

  • Para a semana vêm também os tios e os primos; é que a cadelita sabe bem que aos domingos o almoço é em família! Tens de tirar uma foto. Beijinhos.

    By Blogger Pantera Cor-de-Rosa, at 12:29 da manhã  

  • Pantera, fica prometido! Beijinhos

    By Blogger Cotovia, at 12:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home