Cotoveladas

terça-feira, outubro 11, 2005


O clima está a mudar...











A chuva veio, finalmente. Não a chuva mole de princípio de Outono mas a chuva gorda e farta de uma tempestade tropical. Em Portugal, como noutros lugares, o clima muda devagar, mas muda. Setembro tornou-se um mês tórrido, Outubro um mês quente, e agora temos a monção e temos uma tempestade tropical, o Vince, que como todas as tempestades e furacões, sejam femininos ou masculinos, é cheia de caprichos e mudanças de rumo e humor.

O Vince, como toda a gente sabe, é uma tempestade tropical que se formou no meio do oceano Atlântico e que em vez de rumar para as Caraíbas e a América Central, resolveu vir para a Europa e o norte de África. Não me lembro de alguma vez termos sido atingidos por uma tempestade tropical baptizada, como não me lembro de uma seca como a que atingiu Portugal neste último ano. Não me lembro de uma «hurricane season» tão feroz como esta, de que o Katrina e o Rita ( o artigo definido e o substantivo não coincidem) são exemplos maiores de destruição.

Em Portugal, como no resto do mundo, o clima está a mudar. E nós começamos a ver o clima a mudar dentro do tempo das nossas vidas, o que é um acontecimento extraordinário. Apesar do que dizem os inimigos da ecologia e do ambientalismo, que identificam estes movimentos com formas parasitárias de activismo político vermelho e oportunista, o planeta está em sarilhos. As emissões de gases de estufa, a dependência energética, a poluição, a destruição das florestas das chuvas, o sobreaquecimento, o derretimento da calota polar, as fissuras na Antárctica e, de um modo geral, o nosso desinteresse, enquanto civilização de desperdício e bem-estar, pelo mundo que vamos deixar aos nossos filhos, são sinais da catástrofe que está para vir. Costumamos achar que a catástrofe é uma fantasia de Hollywood e que a invenção humana acabará por resolver estes problemas como resolveu outros antes mas, o principal problema decorre das nossas ignorância e desatenção egoístas, da arrogância americana e da emergência da China como potência consumidora de energia. Todos sabemos que o problema tem de ser atacado já -- e a fraqueza das Nações Unidas nestas questões é aterradora -- só não sabemos como atacá-lo ou obrigar as nações a atacá-lo.
As gerações futuras pagarão a factura.

11-10-2005
Clara Ferreira Alves

Pois eu ando mesmo preocupada com isto! Não é a brincar, é mesmo muito a sério, e parece que ninguém quer saber ou tenta ignorar os verdadeiros e assustadores factos!

Veremos até quando o planeta e nós próprios aguentaremos o ímpeto da Natureza, zangada e implacável!
Ela tem toda a razão e vai com certeza fazer-nos perceber isso da pior maneira!

7 Comments:

  • Tenho muitas vezes pensado que é uma vingançazinha da Natureza pelas maldades que lhe fazemos há séculos. E neste aspecto temos muito mais culpas a expiar do que os pobres do dinossauros que foram ainda assim exterminados. bjs oh mãe preocupada

    By Blogger t-shelf, at 10:33 da tarde  

  • A tua última frase bem podia ter "pode" em vez de "vai":
    "Ela tem toda a razão e (pode) com certeza fazer-nos perceber isso da pior maneira!"
    A ideia de possibilidade é bem mais agradável...
    Beijinhos

    By Blogger Cotovia, at 11:56 da tarde  

  • Realmente é para nos preocuparmos, principalmente quanto ao futuro dos nossos filhotes e futura geração.
    Mas,(há sempre um "mas" e/ou um "se"), atrás de preocupação, preocupação vem; preocupação+preocupação=PREOCUPAÇÃO e com tanta preocupação não haverá sanidade mental que nos valha. E, vai daí,a malta tenta ver uma réstea de estrelas no firmamento e, talvez, pensar na Lua, porque aqui já há muita poluição, até nas nossas pobres cabecinhas.
    E quem fala assim não é gago. Tenho dito :)!
    Com a preocupação qb
    Mts bjs
    Banana slug

    By Anonymous Anónimo, at 9:54 da manhã  

  • Sabes Cotovia, eu nunca fui mto optimista em relação ao Homem e por isso não tenho mtas dúvidas, daí o "vai" e não o "pode", mas em todo o caso, Deus queira que eu não tenha razão e que haja de facto só uma possibilidade...
    E o facto de ser mãe deixa-me, sim, mto mais preocupada!
    Bjs a todas!

    By Blogger Snail, at 1:33 da tarde  

  • Esperemos que não venha a acontecer mas, infelizmente, é provável que um dia a natureza se "vingue" de forma aterradora.
    Beijinhos e vamos acreditar que tudo correrá bem.

    By Blogger Carla Motah, at 3:32 da tarde  

  • Ó Snail, nos tempos que correm, o nosso dia-a-dia já é suficientemente cinzento; não podemos ser tão pessimistas, senão a única solução é sentarmo-nos e chorar! Apesar disso, concordo que o assunto não é para brincadeiras. Beijinhos.

    By Blogger Pantera Cor-de-Rosa, at 12:37 da manhã  

  • Bem... mas julgam que a mudança do clima é devido a acçao humana? As ideias antropomórficas de pensar que o Homem é que causa estas mudanças... enfim! Até parece que o Homem é que tamb+em criou a Terra. Isto já parece aqueles tempos em que se pensava que a Terra é que era o centro do Universo. Não sei se sabem mas a Terra já passou por inúmeras fases de climas. Desde os glaciais até aos tropicais. Isto não é nada comparado com o que já se passou por cá num tempo bem remoto. O que o Homem está a fazer é sim contribuir para uma maior poluição, mas não me parece que as coisas sejam assim tao lineares como querem pintar. Querem exemplos? Souberam da recuperação do "buraco" da camada de ozono na Antárctida? Pois... Mas julgam que existe ´SO uma causa para mudar o clima?? A acção humana apenas só intervém uma ínfima parte neste jogo complexo. Bem mais complexo do que imaginam. Souberam que o rio Tamisa já foi congelado? POis... Souberam de secas que houve outrora em Portugal e noutros páises bem mais intensas do que esta? Souberam... pois.
    JMA

    By Blogger JMA, at 9:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home