Cotoveladas

terça-feira, setembro 27, 2005

História de (des)encantar

Sempre que vejo o anúncio do "Sapo Messenger", lembro-me daquela história infantil em que o rato do campo vai visitar o rato da cidade. Esta fábula faz parte da tradição oral e acho que a li, pela primeira vez, em 365 Histórias de Encantar, histórias que, apesar de um pouco demodé, ainda me encantam.
De facto, encontro algumas semelhanças entre a aventura dos ratitos e o anúncio: em ambos há dois “animalitos”, um visita o outro, o primeiro contacta com uma realidade que não é a sua, etc.… Infelizmente, é apenas na história infantil que se vê uma intenção didáctica ou uma moral…
Que o amigo do sapo possa ser um pinguim ainda se compreende, que o pinguim venha visitar o sapo, também; que vão os dois beber uns copos, idem; mas eructações (vulgo: arrotos) e desarranjos intestinais?
O que é que isso pode acrescentar ao objectivo publicitário?
Que desencanto!

5 Comments:

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Blogger Snail, at 11:05 da tarde  

  • Concordo plenamente!É a cultura do azeiteiro em acção!
    Bjs

    By Blogger Snail, at 11:05 da tarde  

  • Não vejo outro objectivo a não ser o de deseducar o povo!
    Beijinhos.

    By Blogger Pantera Cor-de-Rosa, at 11:36 da tarde  

  • É o anúncio que mais me irrita na televisão e que não tem qualquer piada. Sinceramente não consigo vislumbrar aqualquer ligação com a história tradicional, tal é a irritação.
    Beijos

    By Blogger Carla Motah, at 1:25 da tarde  

  • Acrescenta vulgaridade e estupefacção, só isso. Cada vez mais me convenço que há publicitários muito idiotas e com uma grande falta de sensibilidade.

    By Blogger t-shelf, at 10:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home