Cotoveladas

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Descubra as diferenças!


Apesar da nostalgia que se apodera de mim ao rever certos programas que passam na RTP Memória, o que eu vi ontem mais parecia um sketch do Gato Fedorento, parodiando certas figuras públicas no ano de 1993.
O programa era o Raios e Coriscos, apresentado pela Manuela Moura Guedes (que, já me tinha esquecido, era inteligente, simpática, bonita e simples), que tinha como convidada especial Zita Seabra; pelo que percebi, o tema do programa era "Provocações". Os provocadores eram o Adolfo Luxúria Canibal, a Vera Lagoa, o Paulo Portas (versão director d'O Independente), o Herman José, o Vasco Pulido Valente e um qualquer publicitário que tinha produzido um anúncio em que se fazia um trocadilho era um umbigo feminino e o buraco do ozono.
Os "reis" da festa e da filosofia de algibeira foram (conseguem adivinhar?) o Paulo Portas e o Herman José, obviamente, deixando para trás a convidada principal, que se portou à altura.
Quanto ao nosso lendário humorista, já nessa altura se assumia como um "prostituto televisivo", para poder saciar os seus caprichos pessoais; e "inchava" cada vez que auto-caracterizava como tal. As roupinhas do início dos anos 90, a forma como se encostava ao Pulido Valente e se ria para o Paulo Portas compunham o resto do quadro.
Quanto ao director do jornal, durante uns tempos mais próximos conhecido como Paulinho das Feiras e, ao que parece, Ministro do Estado e da Defesa, cheguei à conclusão de que sofre de dupla personalidade (ou tripla, ou quádrupla, eu sei lá!). A postura era em tudo idêntica à daquele Cláudio Ramos (é assim que o rapazinho se chama?), das Celebridades e da Tertúlia Cor-de-Rosa: levantava os braços e gesticulava como uma bichona, falava sem parar com o tom o mais afectado e agudo possível e opinava como se fosse dono da verdade absoluta. Entre muitos "prontos", críticas aos políticos e a quem cedia a pressões para alcançar "um lugar ao sol", enunciou a frase da noite: «Sou geneticamente contra o poder!». Hilariante!
Fazendo uma reflexão sobre o que vi e ouvi, que, apesar de tudo, não se revestiu de grande novidade para mim, cheguei a uma grande conclusão: em 13 anos, há muita coisa que muda, mas também há muita coisa que fica na mesma.
A RTP Memória tem destas coisas!

7 Comments:

  • É para adivinhar, ou esqueceste-te de indicar o link?
    Raios e coriscos?

    By Blogger Cotovia, at 10:47 da tarde  

  • Asimn não vale! Uma pessoa está a tentar adivinhar e, depois, tu mudas o post!
    Sim, eu vi. E o Paulo Portas não tinha os dentes brancos!
    Beijinhos

    By Blogger Cotovia, at 11:00 da tarde  

  • eh eh também vi e rebolei a rir. As pessoas tanto tentam mudar e afinal ficam cada vez mais na mesma ;) No caso do Paulo Portas o que mudou foi a conta bancária e os gestos (mais comedidos por via das suas responsabilidades governativas). Aí ainda não tinha dinheiro para fazer tratamentos aos dentes e ir ao solário.

    By Blogger t-shelf, at 9:44 da manhã  

  • O mais hilariante é que estivemos todas a ver o mesmo programa (com tanta opção no cabo, é incrível como nos detemos naquele, talvez tenha a ver com a saudade e a nostalgia, tão próprias do ser português).
    Discordo da pantera quanto à MMG - acho que, já nessa altura, era parva! Só a aparência era melhor, sem as recauchutagens de hoje.
    O PP proporcionou-me dos momentos mais divertidos do serão, exacmente pelo seu (grave) problema de personalidade múltipla.
    Quanto aos dentes, tanto o HJ como o PP melhoraram com os anos, mas, lamentavelmente, terá sido só nisso.
    De forma geral, além de me ter divertido muito pelas diferenças (nas aparências, posturas, atitudes e discursos) que os treze anos determinam, fiquei a achar que é uma pena que hoje não existam programas destes. Sim, está bem, há programas de debate, de confronto de opiniões e posições. Talvez o mal esteja nos participantes. Hoje é tudo muito cinzento, inerte, apagado e, por vezes, até mudo. É pena!

    By Anonymous Anónimo, at 10:01 da manhã  

  • Eu não vi mas gostava de ter visto a bichice do Portas, nessa altura ainda sem o espartilhamento imposto pelo poder, contra o qual se dizia insurgir.
    Do melhor.
    Beijinhos.

    By Blogger Carla Motah, at 10:03 da manhã  

  • Pois, tb não vi! Mas tenho alguma memória desse programa. O PP de facto devia ser hilariante como o descreves. Como se muda por poder! bjs

    By Blogger Snail, at 10:24 da tarde  

  • Cotovia, não era para adivinhar nada, mas sim uma pequena "falha técnica".
    T-, tens razão, a conta bancária, para alguns, é determinante.
    Neutro, tens razão, hoje em dia é tudo muito sério.
    Carla e Snail, talvez na próxima 4ª haja mais Raios e Coriscos.
    Beijinhos para todas.

    By Blogger Pantera Cor-de-Rosa, at 9:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home